Exposição discute a presença do trem na cidade
19/05/2016
Organizada pelo IFSC, a mostra relaciona a história da estação ferroviária com a moda.

O trem faz parte da história de Jaraguá do Sul e era na estação ferroviária que, por muito tempo, as novidades desembarcavam na cidade. Essa relação tão íntima inspirou os alunos do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) a organizar uma exposição para discutir a importância das locomotivas na região. O resultado do trabalho por ser, visto, até o próximo dia 25, no Jaraguá do Sul Park Shopping.

Pautada na Semana Nacional dos Museus, que, neste ano, busca ressaltar as paisagens como influenciadoras do contexto social, a mostra tem como base o trabalho da aluna Larissa Werner. A estudante desenvolveu um editorial de moda tendo como referência a história do trem e da estação ferroviária jaraguaense na década de 1950.

A partir disso, a exposição tomou forma e ganhou uma linha do tempo e um painel no qual os visitantes podem opinar sobre a presença do trem na cidade. De acordo com Talita Cardoso Borges, coordenadora do Grupo de Trabalho do Memorial do IFSC Jaraguá do Sul, o objetivo é saber como a população lida com a questão e, mais tarde, disponibilizar as informações para fomentar as discussões acerca do tema.

A mostra 'A relação da cidade com o trem' está instalada no piso L1 e tem acesso livre e gratuito. Depois de encerrada no JSPS, ela segue para a Biblioteca Pública Municipal e, então, retorna ao IFSC.